Físico alerta sobre prejuízo ao meio ambiente em Paracuru.
#paracuru12 DE MAIO DE 2016
A Câmara Municipal recebeu na sessão ordinária desta quinta-feira 12, palestra do físico e doutor em ciências atmosféricas, Alexandre Costa, da Universidade Federal do Ceará. O físico alertou aos vereadores sobre o uso do Fracking, no mar de Paracuru.
Alexandre explicou que Fracking ou fratura hidráulica, é a técnica específica de perfuração profunda no solo através de uma tubulação para remover os depósitos de óleo e gás presos nas fissuras das rochas, diz que é uma técnica agressiva desenvolvida há décadas nos Estados Unidos.
Este procedimento pode trazer vários prejuízos, como a emissão de metano na atmosfera, poluição da água, utilização de milhões de metros cúbicos de água doce, tremores, uso de inúmeros produtos químicos, que podem causar câncer e má formação.
O professor argumenta que esta técnica poderá ser utilizada no mar paracuruense. A região já foi leiloada e arrematada por empresas estrangeiras, dificultando a cobrança de conduta que não prejudique a população e o meio ambiente.
Neste sentido, o físico Alexandre Costa propõe aos parlamentares debruçarem-se sobre a questão, criar lei municipal para impedir o uso de água doce, o transporte de material tóxico e que impeça a utilização da técnica em Paracuru.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Paracuru utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.