Discussão sobre instalação do aterro sanitário em Paracuru.

A Câmara Municipal de Paracuru recebeu na sessão desta quinta-feira, 20, o senhor Francisco Juarez Gomes da Silva, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, David Nunes.

img
#Sessões POR Edsory 20 DE SETEMBRO DE 2018
A Câmara Municipal de Paracuru recebeu na sessão desta quinta-feira, 20, o senhor Francisco Juarez Gomes da Silva, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, David Nunes de Lima, ambos falaram a instalação do aterro sanitário em Paracuru.

Davi Nunes parabenizou ao prefeito Eliabe Albuquerque pela coragem de implantar um aterro sanitário no município, disse que será o oitavo no estado, apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em conclusão e será enviado à Câmara para ser a votado.

Explica que em julho de 2021, por força da Lei nº 12.305/10, os lixões não poderão mais existir, Então a prefeitura está construindo o Aterro Sanitário e implantará o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos, para isto, está fazendo convênio com as secretarias de educação e saúde para conscientizar a sociedade a respeito do processo de coleta.

Davi Nunes também explicou como será a distribuição do lixo no aterro, afirmou que o mesmo é regular, o terreno tem matrícula, está instalado dentro do município de Paracuru, e tem as licenças necessárias para a instalação do mesmo.

O secretário não respondeu as questões financeiras colocadas pelos vereadores, como perguntas referentes a licitação e valores, alegando que a secretaria de infraestrutura é a responsável pela parte financeira, sua pasta responde apenas pela parte ambiental.

Esclareceu que o terreno existente no Guajiru, hoje, é inviável construir o aterro sanitário, e será utilizado apenas receber podas.

Explica que foi doado terreno com 7,5 hectares, de matrícula 510, do cartório de registro de imóveis de Paracuru, Cartório Facundo, sendo o doador o senhor Tito Ramos e sua esposa.

Os vereadores fizeram diversas perguntas ao secretário, a maioria não foi respondida, então, os parlamentares sugerirão a realização de uma audiência pública para detalhar a situação, os vereadores estão preocupados com a legalidade da obra.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito