Câmara cria Dia Municipal da Dança em Paracuru.

Professor e coreógrafo Flavio Sampaio fala sobre a institucionalização do Dia Municipal da Dança em Paracuru.

#Sessões 22 DE FEVEREIRO DE 2018
A Câmara Municipal de Paracuru recebeu na última sessão ordinária, 22, o professor e coreógrafo Flavio Sampaio, que se pronunciou sobre a institucionalização do Dia Municipal da Dança no município.

Flavio, em seu discurso argumentou que falar de dança em Paracuru é dizer que é possível o poder público, sociedade civil e empresas privadas se reunirem para o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico de uma sociedade.

E continua, “O Projeto de Dança aqui promovido, que denominamos de “Dançar Paracuru” é composto pela Escola de Dança de Paracuru, pela Companhia de Dança e pela Mostra Paracuru de Dança. Paracuru está entre as dez cidades brasileiras promotoras dessa arte. Paracuru é a Cidade da Dança no Ceará”.

Em 15 anos de funcionamento, a Escola de Dança de Paracuru, já atendeu em seu programa regular e em seus cursos livres cerca de 1 500 jovens e adolescentes, isso representa 5% da população do total do município.

A metodologia de ensino de dança desenvolvida na Escola de Dança de Paracuru é utilizada como base pedagógica no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas e na Escola Nacional de Dança da República de Cabo Verde. Já foi motivo de pesquisa em dez Universidades Brasileiras, na Escola de Dança do Estado de São Paulo, no Instituto Federal de Goiás, na Escola Superior de Dança de Lisboa e no Curso de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e recebeu da Fundação Itaú Cultural o Prêmio “Rumos Educação 2011-2012”.

A Companhia de Dança de Paracuru, que representa artisticamente esse projeto, já se apresentou, levando o nome da cidade, nos principais teatros brasileiros e em teatros de três continentes, com destaque à apresentação em Paris e a apresentação nas comemorações dos 40 anos de Independência da República de Cabo Verde.

O professor explica que Projeto Dançar Paracuru, já foi alvo de dezenas de estudos acadêmicos, destaca a dissertação “Coreografias da Política Cultural - Dancituras da Diferença na Escola de Dança de Paracuru”, da jornalista e doutora pela Universidade de Lisboa, Thaís Gonçalves, que se tornou um importante documento norteador sobre Políticas Públicas Espontâneas no Brasil e que faz parte do acervo das bibliotecas das principais Universidades Brasileiras, está na Universidade de Lisboa, da Paris 8em, na Faculdade de Dança da Sorbone, em Paris e da biblioteca da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino do mundo.

Flavio Sampaio acredita que instituir o Dia Municipal da Dança, é muito mais do que reconhecer esse trabalho, social artístico, cultural, é tornar Paracuru o primeiro Município cearense a reconhecer a cultura como elemento transformador de sua sociedade.

Ao final de seu disso agradeceu a vereadora Carol Bernardo, pela iniciativa de levar o projeto de lei para aprovação na casa. O projeto foi aprovado.