Capacitação em libras para professores.

Curso gratuito para todos os professores.

#Sessões POR SORIANO 05 DE SETEMBRO DE 2019
A vereadora Carol Bernardo (PSL), na sessão ordinária desta quinta-feira 05/09, em seu pronunciamento falou sobre a capacitação em libras, que é o curso para todos os professores, da área da educação, e que quem tem filhos com deficiência, surdos, sabe quanto é importante essa capacitação em Libras,

A vereadora explica que foi um projeto de indicação seu para o executivo, aprovado por unanimidade por todos os vereadores, e agora veio em Projeto de Lei com o nº 027, que institui a obrigatoriedade da capacitação do corpo docente da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, no município de Paracuru.

Carol Bernardo fala que o município possui muitas pessoas surdas que necessitam desta capacitação. Agradeceu a parceria da secretaria de educação, e espera que os colegas aprovem o projeto de lei, argumentou que é muito importante essa capacitação, e cita o Poço Doce, como a comunidade de maior números de deficientes surdos.

A vereadora explicou que através de uma conversa sua, com Ádyla Barbosa Lucas, foi sugerido a criação do Dia Municipal do surf, e apresentou a proposta na Câmara, a escolha do dia é uma homenagem a surfista campeã mundial paracuruense, Silvana Lima, que nasceu em 29 de outubro.

A vereadora Carol Bernardo diz que espera que os sonhos das crianças se realizem com este estímulo e reconhecimento da prática esportiva, e agradece a parceria e a confiança da comunidade surfista, afirma que Paracuru é o quinto município do País, e o primeiro do nordeste a criar o Dia Municipal do Surf , e convida a população para comemorar no dia 29 de outubro.

Esclarece que dentro da lei aprovada, tem a comenda “Surfando no mesmo mar”, que tem um significado grande em relação a história da Silvana Lima, porque ela representa todos os surfistas e também as surfistas de Paracuru, a comenda passa a integrar a honrarias da Câmara Municipal de Paracuru, e sua concessão dar-se-á por meio de decreto legislativo, de autoria da mesa diretora da Câmara, então todo ano acontecerá o dia municipal do surf, com a entrega da comenda “Surfando no mesmo mar”, argumenta Carol Bernardo.

A vereadora Carol Bernardo lembrou que esta quinta-feira, 05, é o Dia da Amazônia, e pediu que as pessoas participem de ações que ajudem ao Meio Ambiente no município de Paracuru. E parabenizou o senhor Pedro Martins, presente na sessão, por realizar diversas ações de proteção ao meio ambiente, inclusive fazendo plantios em locais degradados.

Também lembrou a Semana da Pátria, e que estamos comemorando o Setembro Amarelo, que é a prevenção ao suicídio, argumenta que a média de suicídio em Paracuru é maior que a média nacional, sendo registrados mensalmente casos, e diz que é preciso conscientizar para as pessoas procurarem ajuda.

A vereadora Carol Bernardo falou ainda do Setembro Azul, que é a Semana da Pessoa com Deficiência, disse que a partir do dia 16, haverá uma semana em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência, que também é uma Lei Municipal de sua autoria, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. E neste evento haverá caminhadas, palestras, inclusive discutindo sobre o enfrentamento da violência contra a mulher com deficiência.

A vereadora Carol Bernardo, em nome da Câmara Municipal de Paracuru prestou solidariedade aos familiares do ex vereador ngelo Alcântara.