Paracuru ofertará curso de Libras.

Projeto de Indicação da vereadora institui a obrigatoriedade do ensino de Libras.

#Sessões POR SORIANO 22 DE AGOSTO DE 2019
A vereadora Carol Bernardo (PSL), na sessão ordinária desta quinta-feira 22/08, falou de seu projeto de indicação de 03 de junho de 2019, que institui a obrigatoriedade, a capacitação do corpo docente em Língua Brasileira de Sinais - Libras, no município de Paracuru, explicou que o objetivo é capacitar todo corpo docente, todos os professores. Diz que o município tem alunos com deficiência, muitos surdos, porém não há muitos professores capacitados para esta realidade. Esclarece que o ensino é obrigatório a nível federal, nas escolas e nos currículos escolares.

Carol Bernardo saudou o professor de Libras, Dhemetryus, presente na sessão, que será contratado pelo município para fazer a capacitação dos professores. após a aprovação do Projeto de Indicação da vereadora, que institui a obrigatoriedade do ensino de Libras, afirma que a iniciativa abrangerá as famílias e a população em geral. Agradeceu a todos que apoiaram este projeto de indicação, e também a secretaria de educação do município, que promove as ações, projetos e programas da área educacional.

A vereadora falou de outro projeto seu, que é a inclusão do ensino de língua brasileira de sinais - Libras, no currículo escolar de Paracuru, e espera sua efetivação. Também falou de outro projeto de sua autoria, que institui a semana municipal da pessoa com deficiência que foi sancionado também, e aprovado por todos os vereadores.

Carol Bernardo solicitou a instalação de mais uma Brinquedo Praça em Paracuru, explica que o Campo de Aviação já foi contemplado com uma, através do Governo do Estado e a prefeitura, e defende que o segundo equipamento seja instalado em outra localidade mais distante.

A vereadora comunica que o primeiro encontro de vereadoras organizado pela Câmara de Vereadores e a Casa Lilás, que seria realizado no dia 27 de agosto, na Câmara de Paracuru, foi adiado, devido que a União dos Vereadore do Ceará - UVC, tem um evento no mesmo dia, e que uma nova data será definida.

Fala que o cursinho pré-vestibular social, já vai iniciar, beneficiando pessoas que moram no município e que são de baixa renda, evitando que se desloquem para outras cidades. Os professores são colaboradores voluntários, e agradece a secretaria de educação pela ação.

Carol Bernardo fala do requerimento de sua autoria, que solicita a revitalização da passagem molhada da comunidade de Vela Branca, a vereadora explica que atende um pedido de uma moradora, senhora Irinete e que o documento já foi enviado para o Secretário.

Apresentou o projeto de lei 024/2019, de sua autoria, que institui o Dia Municipal do Surf, em homenagem a surfista paracuruense Silvana Lima Santiago da Silva, sendo comemorado sempre no dia 29 de outubro, espera que seja aprovado pelos colegas vereadores.

Em relação a Unidade Móvel da Mulher Carol Bernardo, agradece ao Ônibus Lilás ou Caminhão da Mulher, a todas as comunidades: Campo de Semente, Boca do Poço, Portelinha, São Pedro, Volta e Tabuleiro, onde foi falado sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, também agradeceu ao colega vereador Taumaturgo, pelo apoio, receptividade e mobilização na Comunidade da Volta, e também a todos os vereadores que puderam colaborar.

A vereadora Carol Bernardo parabenizou o Educador Especial, tendo o dia 22 de agosto como data de comemoração.

O vereador Santiago (PTC), durante o expediente desta quinta-feira, 22/08, agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação do Projeto de Indicação 024/2019, que altera dispositivo da Lei orgânica n° 1.771, de 10 de Fevereiro de 2017, que autoriza o poder executivo municipal para contratar transporte. Com o objetivo de facilitar o transporte de trabalhadores de Paracuru para complexo industrial e portuário do Pecém, como também ampliar o transporte universitário para cidades vizinhas.

O vereador ressalta que esta iniciativa pode resolver o problema no transporte universitário de Paracuru, garantindo a vaga no ônibus escolar através da matrícula na universidade.

Também favorece o trabalhador paracuruense, incentivando a contratação por empresas e gerando economia para o trabalhador.

O vereador Santiago comunicou que a diretoria da AECIPP que veio a Paracuru, para fazer um estudo nas salas das dependências do IFCE e na Escola Técnica Abigail, para disponibilizar cursos e capacitar os jovens e trabalhadores do município, considerou brilhante a estrutura.

O vereador Santiago também falou sobre avaliação técnica e de empregabilidade que será feita no município, com o objetivo de desenvolver Paracuru com instalação de empresas e geração de emprego.

Santiago também comentou que fez contato com duas grandes empresas, a Pernambuco Distribuidora e a Oliveira Renovadora de Pneus, para se instalarem no município onde irão gerar emprego e renda para os paracuruenses, argumentou que as conversas estão bem avançadas.

O vereador Santiago falou que está trazendo nesta sexta-feira, uma equipe técnica para fazer o estudo no Pólo Industrial de Paracuru, para que possa deixar padronizado com as normas e toda documentação necessária para receber futuras empresas e fábricas, à se instalarem nas áreas demarcadas.