Vereadora exalta o senhor Luís Moreira de Araújo

Vereadora exalta o poeta, repentista e cordelista Luís Moreira de Araújo

#Sessões POR Edsory 28 DE JUNHO DE 2018
A vereadora Carol Bernardo (PSL), durante o expediente da última sessão ordinária, 28, defendeu o requerimento 075/2018, de sua autoria, que solicita a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult, a inscrição do poeta, repentista e cordelista senhor Luís Moreira de Araújo, para participar do próximo edital Tesouros Vivos da Cultura, do Estado do Ceará 2018. E requer também a titularidade como, Mestre da Cultura no município.

Diz considerar justo nomeá-lo como Mestre da Cultura através da lei municipal 1.490, de 02 de abril de 2014. E solicita ao chefe do poder executivo municipal que seja informado e que designe ao órgão da gestão competente tomada de providência quanto ao encaminhamento de uma mesma solicitação junto a Secult do Estado.

Seu requerimento atende a um apelo do próprio senhor Luís Moreira de Araújo, bem como de familiares, amigos e conterrâneos admiradores de seu trabalho.

Carol Bernardo resume a biografia de Luís Moreira de Araújo; Poeta e Repentista, nascido em 02 de julho de 1937, há quase cinquenta anos se dedica á poesia e literatura de cordel, percorrendo cidades e fazendas do interior dos Estados do Ceará e da Bahia/ em São Paulo em eventos sindicais e cooperativos, disseminando a cultura sertaneja através do repente e versos seus e de terceiros, e que, hoje guarda em livros e cordéis, todos em versos e, quando convidado, nunca se negou cantá-los em locais públicos e, ou em ambientes outros, como Centros de Convenções, Assembléias Legislativas, Escolas, Prefeituras Municipais e encontros eruditos, nas presenças de Governadores, Prefeitos, Vereadores, Secretários Estaduais e Municipais, Professores, Sindicalistas, Residências, Festas Populares, como em reuniões de Conselhos, como CMDS, CCDS, etc, etc.

Seus trabalhos sempre traduziram o anseio popular, destacando-se trabalhos sobre a Tragédia do Papa João Paulo II e a Morte de Airton Sena. Está lançando um Livro de Poesias com todos os estilos, além de CDs de Forrós.

Ostenta inúmeros Certificados dos mais diversos estilos de encontros em que participou, e o que o mais enaltece é o de cidadão de Paracuru. Participou de Programas Radiofónicos e algumas vezes se apresentou na Televisão.

Hoje reside na cidade de Paracuru no Ceará, filho de Francisco Josino de Araújo e Joana Moreira de Araújo, é aposentado, casado com Francisca Alves Moreira e pai de dezesseis filhos.

A vereadora agradece aos vereadores pela aprovação, e espera que a casa encaminhe para a Secult o requerimento, e que ele seja nomeado Mestre da Cultura.

Carol Bernardo também discursou sobre a Lei nº 1.835, de 15 de junho de 2018, que dispõe sobre a prioridade de atendimento as pessoas com transtorno de espectro autista. Afirmando que o município tem um índice muito grande de crianças, adultos, adolescentes autistas.

E agradece ao prefeito Eliabe Albuquerque de Oliveira, que sancionou o projeto de sua autoria, hoje é Lei. Esclarece que só quem ganha com a lei, além das crianças, são os familiares dessas pessoas com autismo. Que quem tem crianças em casa, sabe qual o transtorno que é enfrentar uma fila de um banco, de uma lotérica, com uma pessoa com algum tipo de deficiência, principalmente o autismo, afirma Carol Bernardo.

A vereadora congratula a Escola de Dança de Paracuru, que festeja na sexta-feira 29, quinze anos de existência. Fala que esteve acompanhada do colega vereador Zé Duca prestigiando o espetáculo “O Passarinho que Aprendeu a Voar”. E recomenda para quem não assistiu ainda.

Afirma que é um espetáculo maravilhoso, parabeniza Dalma Sanders, secretária de educação de Paracuru, a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado - AEE, em nome da professora Antônia Maria. Parabenizou os familiares, e toda a equipe do AEE.

Também agradece aos colegas parlamentares que aprovaram a emenda aditiva 001/2018, referente ao projeto de lei 013 (LDO), onde determina qualquer remanejamento orçamentário do executivo deve antes passar pela Câmara, para os vereadores analisarem, aprovar ou desaprovar. Diz que na Câmara não tem vereadores a favor ou contra prefeito, os vereadores trabalham cobrando e fiscalizando o gestor. E com a aprovação desta emenda quem ganha é o povo.

Agradece ao seu assessor Marcos Sousa, relatando que no último dia 14, esteve prestigiando a posse da diretoria da Associação dos Moradores de Torrões, quando na ocasião foi empossado como presidente o senhor Antônio Atacísio (Tonhão), que volta a presidência após seis anos.

No dia 20 de junho Marcos Sousa esteve também no município de Tejuçuoca lhe representando, pois seu bebê com três meses, impede da vereadora se distanciar de Paracuru. Na ocasião o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, fez a entrega de equipamentos do programa de Economia Solidária para duas entidades de Paracuru, a associação do Guajiru, que recebeu uma despolpadeira de frutas, uma embaladora a vácuo e uma balança digital com capacidade de 20 kg, e associação de pescadores do Bairro da Lagoa, que recebeu um freezer horizontal 600 litros, uma mesa inox para seleção e evisceração do pescado e uma embaladora a vácuo.

Também foi prestigiada a posse da nova diretora da Associação Tabuleiro Alegre, onde tem como novo presidente o jovem Anderson Rodrigues da Silva, estiveram presentes o prefeito Eliabe, os secretários capitão Sinval, Eveline da Saúde, Dalma da educação, e o diretor de articulação Hilton Castro, e o senhor Marcos Sousa, representando a vereadora Carol Bernardo e o Conselho do CMDS.