PARACURU: 155 ANOS!

img
#Noticia POR COMUNICAÇÃO 26 DE OUTUBRO DE 2023

Foi apresentado no último dia 19 o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 1/2023, que propõe o reconhecimento do dia 27 de novembro de 1868, como data de fundação de Paracuru. Se aprovada a matéria, esse ano Paracuru comemorará 155 anos de sua fundação.

A proposta leva em consideração, como marco histórico de fundação de Paracuru, a data de publicação da Resolução nº 1235, editada pelo Governo da Província do Ceará, que elevou à categoria de Vila a povoação de Parasinho com a denominação de Villa do Paracurú.

De acordo com a organização política do Brasil Império, as vilas representavam o que representam os municípios na atual organização política da República, por essa razão a proposta pretende reconhecer como data de fundação o dia em que Paracuru foi elevado à categoria de vila.

A proposta ressalva, ainda, que o reconhecimento da nova data de fundação não prejudica as comemorações e eventos alusivos ao dia 22 de novembro de 1951, data da última emancipação política do Município de Paracuru.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município acolhe o anseio da coletividade, que faz coro ao trabalho de pesquisa documental realizado pelo historiador Lúcio Damasceno, defensor aguerrido da necessidade de munícipes e instituições reconhecerem o dia 27/11/1868, como data da fundação de Paracuru, em alusão à publicação da Resolução nº 1235, que elevou à categoria de Villa o povoado do Parazinho com a denominação de Villa do Paracuru (Damasceno, 2014, p.129).

Para além de acolher o anseio da coletividade, a proposta tomou por base e fundamento técnico-científico a publicação do artigo intitulado "Paracuru 155 anos. Contribuição técnico-científica sobre a estruturação político-administrativa e a indispensabilidade de reordenação história da data de fundação do município", de autoria de Davison Cardoso, Francisco Raphael Cruz Maurício, Iara Saraiva Martins e João José da Silva Santos, disponível para consulta aqui abaixo:

Para passar a valer a proposta deve ser aprovada por pelo menos 2/3 (dois terços) dos Vereadores, em dois turnos de votação. O primeiro turno está previsto para ocorrer hoje, dia 26 de outubro.

Links

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito