Câmara e Coelce discutem situação energética de Paracuru

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#paracuru 18 DE DEZEMBRO DE 2015
A Câmara Municipal de Vereadores de Paracuru realizou nesta sexta-feira, 18, em sessão extraordinária, convocada pelo presidente Evilásio Sampaio, discussão sobre a iluminação pública no município, falta constante de energia nos bairros, oscilações na corrente elétrica, cobranças antecipadas e ampliação de rede.

Os representantes da Companhia Energética do Ceará (COELCE), Senhores Paulo Duarte, Raimundo Nonato, José Kayatti e Rafael Hoelz, responderam aos vários questionamentos de todos os vereadores.

Responderam que em 9 de setembro de 2010, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a Resolução Normativa nº 414 que “estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica de forma atualizada e consolidada”. Entre as proposições do documento há o artigo 218. Institui que a distribuidora deve transferir o sistema de iluminação pública registrado como Ativo Imobilizado em Serviço (AIS) à pessoa jurídica de direito público competente.

Em outras palavras, os municípios devem se tornar responsáveis pelo serviço de iluminação pública, ou seja, realizar, entre outras atividades, a operação e a reposição de lâmpadas, de suportes e chaves, além da troca de luminárias, reatores, relés, cabos condutores, braços e materiais de fixação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) postergou o prazo para que as distribuidoras e municípios se adaptem à resolução. A data inicial era 31 de janeiro deste ano, mas, em 10 de dezembro de 2013, a Aneel publicou a Resolução Normativa nº 587 alterando a data para o dia 31 de dezembro de 2014.

O prazo foi estendido para que os municípios pequenos se agrupem em consórcios e assim consigam contratos mais adequados. Disseram que a ampliação de rede pode ser feita através da prefeitura ou da própria empresa, dependendo do caso, em relação a cobrança antecipada, argumentaram que a medida é legal, baseada no consumo médio realizado e que se o cliente detectar problemas no valor cobrado, pode tirar medição manual no medidor e solicitar correção na loja da Coelce e por telefone.

Os representantes falaram que as constantes oscilações e falta de energia nos bairros estão ligados a capacidade de consumo nas residências que pode ter sido alterada por inclusão de novos equipamentos, e problemas na rede, mas a empresa está acompanhando, faz manutenção constante e se esforçando para resolver a falta de energia, inclusive com a vinda de uma rede do Pecém.

Diariamente recebem 25 ligações da população sobre pontos apagados, e que estão atentos a demandas e prontos para solucionarem os problemas.

Afirmam ainda que o furto de cabos elétricos e acidentes que danificam os postes dificultam o fornecimento regular de energia.

Serviço:

LOJA PARACURU
Av. Antônio Sales, 1008
Bairro: Maleitas
Ponto de Referência: Em frente a Macavi
Atendimento: 07:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

De telefone fixo ou celular ligue 0800 285 0196.
ARCE 0800 727 0167
ANEEL 167

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